Hepatite A

• O que é Hepatite A?

Lavar as mãos evita hepatite A

É uma doença infecciosa causada pelo vírus de hepatite A (VHA).

• Contágio:

VHA pode ser encontrado nas fezes, sendo inicialmente disseminado por via fecal- oral e  também pode ser contraída pela água contaminada com material fecal, pelo contato pessoal (até mesmo pelo aperto de mãos de pessoas contaminadas com o vírus).

• Sintomas:

A infecção é geralmente assintomática ou pode se manifestar com febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura e dor abdominal.

• Evolução:

É uma doença autolimitada, mas pode eventualmente ter um curso agudo prolongado de até 6 meses de evolução. Raramente pode evoluir para a forma fulminante, com necessidade de transplante de fígado.

Não existe evolução para hepatite crônica ou cirrose.

• Vacina:

A vacina contra hepatite A pode ser administrada no SUS em todas as crianças com menos de 5 anos e em adultos portadores de doenças crônicas no fígado, como hepatites B ou C e cirrose.

A vacina para adulto que não tem outras doenças no fígado está disponível na rede particular, realizada em clinicas de vacinação.

Eu recomendo você realizar o exame Anti HVA IgG para saber se já está imune contra a hepatite A, por infecção prévia ou vacina, caso seja negativo oriento fazer a vacina.

Contato por whatsapp mensagem escrita (31)3003- 9855

ou ligação para fixo (51) 2102-5151 (51) 3346-6337