Hepatite B

seringa vacina hepatite b

O que é Hepatite B?

A Hepatite B é a inflamação do fígado, causada pelo vírus da hepatite B (HBV), que pode se desenvolver de forma aguda ou persistir por mais de seis meses, quando é chamada de hepatite crônica.

Essa forma crônica pode evoluir para cirrose e câncer primário do fígado (carcinoma hepatocelular).

Quais os sintomas e o que pode causar?

• Na hepatite aguda: cansaço, perda de apetite, náuseas, mal estar, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras.

Nos adultos, a infecção aguda se resolve em mais de 95% dos casos.

• A hepatite B crônica não causa sintomas no início, porém, com o passar de décadas, podem surgir complicações decorrentes do mau funcionamento do fígado (cirrose), com aparecimento de inchaço nas pernas, aumento da barriga, emagrecimento e icterícia.

Contágio:

Os indivíduos não vacinados podem se contaminar principalmente por contato sexual, uso de objetos cortantes contaminados, uso de drogas ilícitas injetáveis ou durante hemodiálise.

As gestantes devem fazer o teste para hepatite B no pré-natal, pois o vírus da hepatite B pode ser transmitido ao recém-nascido durante o parto.

Como prevenir ?

A vacina contra hepatite B é eficaz e gera proteção contra a doença pelo resto da vida na maioria das pessoas.

Administrada por via intramuscular em três doses no período de seis meses, ela está disponível nos Postos de Saúde.

Como diagnosticar?

A única maneira de saber se uma pessoa está ou não com hepatite B é por meio de exames de sangue.

Os testes podem definir se a pessoa já teve a hepatite B e está curada; se está com a infecção crônica ou se nunca entrou em contato com o vírus.

Quem deve ser tratado?

Nos pacientes com hepatite aguda B não há indicação para tratamento na maioria dos casos, pois a infecção é curada espontaneamente sem deixar sequelas. Entre os pacientes com hepatite crônica B, nem todos irão necessitar de tratamento no início.

No caso dos exames de sangue evidenciarem que a infecção está causando inflamação ou fibrose o médico definirá o medicamento antiviral mais adequado para cada caso.

O tratamento é fornecido pelo SUS e pode ser feito com drogas antivirais orais: entecavir e tenofovir.

É importante o uso correto das medicações para evitar resistência e principalmente reativação do HBV. Todo paciente com hepatite crônica B deve ter acompanhamento periódico com médico hepatologista, incluindo aqueles que não tenham tido indicação de tratamento antiviral imediato, pois a doença pode se agravar requerendo tratamento nesse momento para evitar os riscos de complicações. Todos os pacientes com infecção crônica pelo HBV devem realizar exames de imagem para rastreamento de câncer primário de fígado.

Contato por whatsapp mensagem escrita (31)3003- 9855

ou ligação para fixo (51) 2102-5151 e (51) 3346-6337