Demência em pacientes que utilizam Omeprazol. Entenda.
- Giovana Rossato
- 9 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2024

O uso de inibidores de bomba de prótons (IBP), como exemplos: omeprazol, pantoprazol, lanzoprazol, esomeprazol, dexlansoprazol, tem gerado preocupação devido ao medo de demência.
🎯 Uma das possíveis explicações para o risco de demência em usuários crônicos de IBP seria a predisposição à deficiência de vitamina B12, que participa da metabolização da homocisteína, substância tóxica aos neurônios e vasos sanguíneos.
🎯 A absorção da vitamina B12 depende da acidez gástrica, que é combatida pelo uso de IBP e de outros medicamentos indicados com a mesma finalidade, como os antagonistas dos receptores de H2 (Ranitidina).
🎯 Estudos já mostraram tanto a associação desses medicamentos com a deficiência de vitamina B12 como a associação da deficiência de vitamina B12 com demência.
🎯 A deficiência de vitamina B12 encontrados até agora foram observados apenas com o uso prolongado desses medicamentos (acima de 2 anos de uso).
🎯 Os estudos publicados até hoje são observacionais, epidemiológicos, e detectam variações nas características de elementos estudados em um período de tempo, mas não definem uma relação direta de causa-efeito❗️
🎯 Para isso seriam necessários ensaios clínicos randomizados, que ainda não foram desenvolvidos para elucidar essa questão.
🎯 Estes dados servem para alertar o uso racional dessa classe de medicamentos.
💥🚨 Os inibidores de bomba de prótons são considerados seguros❗️
🚨💥 Precisam ser usados, adequadamente, para o tratamento de diagnósticos específicos, como gastrite, úlcera e refluxo gastroesofágico, com orientação médica e dentro do tempo adequado do tratamento.
Estou aqui para tirar as suas dúvidas e criar um plano de tratamento específico para a sua condição de saúde. Agende a sua consulta pelo whatsapp (31) 3003-9855 ou fixo (51) 2102-5151 e (51) 3346-6337
Dra. Giovana Rossato
Gastroenterologista e Hepatologia
CRM 34315 | RQE 30354






Comentários