Soluço é grave?
- Giovana Rossato
- 14 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2024

O soluço é um espasmo do diafragma e músculos do tórax, porém quando se torna constante pode indicar algum tipo de irritação dos nervos frênico e vago, que inervam o diafragma.
As principais causas de soluço constante incluem:
• Consumo excessivo de bebidas com gases, como refrigerantes, e bebidas alcoólicas; • Consumo excessivo de alimentos que podem aumentar a produção de gases, dilatando o estômago, como repolho, brócolis, ervilha e arroz integral.
• Doenças gastrointestinais, como esofagite, gastroenterite e refluxo.
• Alterações no sistema respiratório ,como pneumonia, câncer pulmonar ou aumento da frequência respiratória após um exercício físico, por exemplo, diminuindo a concentração de CO2 na corrente sanguínea.
• Doenças neurológicas que podem alterar o controle dos músculos respiratórios, como tumor cerebral e a esclerose múltipla.
Pode surgir após procedimentos cirúrgicos na região do tórax ou abdômen, já que pode causar algum tipo de estimulação ou irritação na região do diafragma.
O que fazer ?
Quando o soluço é constante, não parando naturalmente ou com métodos que estimulam o nervo vago e aumentam os níveis de CO2 no sangue, como soprar algo, beber água fria, prender a respiração por alguns segundos ou respirar dentro de um saco de papel, por exemplo, é necessário procurar atendimento médico para que sejam identificadas as possíveis causas.
Assim, os soluços que duram mais que 48 horas devem ser investigados.
Marque sua consulta por mensagem escrita no whatss (31)3003-9855
ou ligação por telefones fixo (51) 2102-5151 e (51) 3346-6337
Dra. Giovana Rossato
Gastroenterologista e Hepatologia
CRM 34315 | RQE 30354






Comentários